No último dia 24 de março de 2025, os acadêmicos ingressantes do 1º semestre do curso de Psicologia da Faculdade Uninta – Tianguá viveram uma experiência enriquecedora e marcante para o início de sua trajetória acadêmica. Em um encontro promovido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), a psicopedagoga Ires Latiere Vieira Feijão Ponte conduziu a palestra “Metacognição e Estilos de Aprendizagem”, que contou com a participação de 49 estudantes atentos e motivados a compreender melhor como aprendem.
Com um ambiente acolhedor e participativo, a atividade teve como principal objetivo proporcionar aos discentes uma reflexão profunda sobre seus próprios processos de pensamento e estudo, por meio da metacognição — a habilidade de pensar sobre o próprio pensar. A proposta se alinhou ao compromisso da instituição com práticas educacionais centradas no estudante, estimulando autonomia, inclusão e permanência na vida universitária.
Um convite ao olhar para dentro: como eu aprendo?
Durante o encontro, os participantes foram conduzidos a pensar sobre seus estilos individuais de aprendizagem, com base no Método VARK, criado pelo educador Neil Fleming. O modelo classifica as preferências de aprendizagem em quatro categorias principais — Visual, Auditivo, Leitura/Escrita e Cinestésico — e permite que os estudantes identifiquem quais estratégias melhor se adaptam ao seu modo de absorver conhecimento.
“Conhecer a forma como aprendemos é um passo fundamental para aprender com mais eficiência, motivação e significado”, destacou a palestrante Ires Latiere.
O momento foi marcado por trocas de experiências, orientações práticas, discussões abertas e reflexões importantes sobre o papel ativo do estudante no seu próprio processo de formação. Mais do que absorver conteúdo, os alunos foram convidados a desenvolver uma postura crítica e estratégica diante dos desafios do ensino superior.
Início de um ciclo promissor
A ação contou ainda com o apoio da psicóloga Aqueme Siqueira de Sousa, coordenadora do NAPSI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Psicológico), e do Prof. Me. Davi Magalhães Carvalho, coordenador do curso de Psicologia. Ambos reforçaram a importância de iniciativas como essa no acolhimento e fortalecimento dos laços entre alunos, professores e instituições no início da vida acadêmica.
E daqui para frente? O percurso continua.
Este foi apenas o primeiro passo de uma jornada que promete ser repleta de descobertas, desafios e crescimento. Com um olhar atento para si mesmos e para os outros, os novos estudantes de Psicologia da Uninta estão mais preparados para construir um aprendizado significativo, baseado no autoconhecimento, na empatia e no protagonismo.
Afinal, aprender também é um ato de cuidar — de si, do outro e do mundo.