COE – COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO

COE – Coordenação de Estágio

 

Estágio Supervisionado

O Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que proporciona à preparação para a etapa profissional da vida do estudante. O estágio está fundamentado na legislação vigente, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Projetos Pedagógicos de cada Curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. Visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. O estágio poderá ser obrigatório ou não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

Assim, a política de Estágios da Faculdade Uninta de Tianguá considera que as atividades do estágio devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Devem também ter o intuito de complementar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Portanto, afirmamos que é considerado a ponte para o desenvolvimento intelectual do estudante e, inevitavelmente, o caminho para a preparação e a consequente inserção no mercado de trabalho.

Estas atividades práticas articulam-se aos campos de estudo, possibilitando o estudante desenvolver o senso crítico para investigar e conquistar autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender contínua formação na sua práxis profissional. Para acompanhar o processo de ensino-aprendizagem relacionado aos estágios e prática profissional, da Faculdade Uninta de Tianguá possui uma Diretoria de Estágios que junto aos gestores de estágios de cada curso, com seus devidos supervisores de campo e preceptores, planejam, acompanham e avaliam estas atividades fazendo um elo entre teoria e prática e entre os estudantes e as instituições conveniadas.

É também responsabilidade desta diretoria a celebração de convênios e termos de cooperação técnica, didática e científica entre da Faculdade Uninta de Tianguá e empresas, instituições e estabelecimentos, para encaminhamento de alunos estagiários.

  1. Os objetivos da Política de Estágio são:

– Oferecer oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos/módulos teóricos de cada curso;

– Desenvolver habilidades e atitudes relativas à construção das competências profissionais de forma ética, crítica e reflexiva;

– Normatizar os procedimentos de realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, obedecendo aos pré-requisitos, prazos e demais condições para a execução dos mesmos;

– Selecionar espaços de práticas apropriadas aos estágios que ampliem o universo sociocultural dos estudantes;

– Fortalecer a integração e o diálogo entre supervisão acadêmica e as organizações de trabalho, unidades parceiras. Requisitos para o Desenvolvimento do Estágio Supervisionado Para realização do Estágio, o estudante deverá estar matriculado e ter cumprido os pré-requisitos necessários.

– É obrigatória a conclusão e aprovação do estágio para a colação de grau conforme DCN do curso.

– É imprescindível a assinatura do Termo de Compromisso de Estágios, pelos estudantes e Instituições envolvidas no processo, instrumento este, que contém os objetivos do estágio, as competências da instituição de ensino, da instituição concedente e do estagiário, bem como a descrição do seguro obrigatório.

– A realização do Estágio Curricular, não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e a Faculdade Uninta de Tianguá tem o compromisso em selecionar campos de estágios que possibilitem vivências enriquecedoras, de acordo com o campo de formação, sendo vedados estágios que favoreçam a simples substituição de mão de obra profissional, sem relação com o Projeto Pedagógico do Curso, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem.

Estágio não-obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

Visitas Observacionais – As visitas observacionais merecem um destaque especial dentre as Atividades Complementares realizadas pelos alunos, pois possibilitam a flexibilização do Currículo, por meio de estratégias de aproximação das Práticas Administrativas, articulando-se com seu processo formativo e enriquecendo seu currículo como um todo. Permitem ao aluno a interação da teoria vista em sala de aula com a prática de mercado nos mais diversos tipos de empresa, dentro e fora da sua comunidade. Para ocorrência destas atividades existe sempre um professor responsável pela proposição e acompanhamento desta. Este professor orientador define juntamente com a Coordenação do Curso, a quantidade de horas complementares a serem atribuídas às visitas e certificadas aos alunos participantes.

Ao professor orientador, cabe também, a elaboração do Projeto da Visita, que contempla entre outros pontos, a relação entre o propósito da visita, as atividades desenvolvidas e a representatividade destas atividades no processo de formação do aluno.

Coordenação de Estágios

Esta Coordenação tem como finalidade firmar parcerias para estágios obrigatórios e não obrigatórios dos alunos da Faculdade Uninta de Tianguá com base fundamentada na Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, zelando para que o estágio possibilite a complementação do ensino-aprendizagem visando desenvolver competências próprias da atividade profissional de forma contextualizada, fortalecendo a integração ensino-serviço e o aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e social. A vivência do estágio supervisionado propicia ao discente o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências necessárias à sua formação. O contexto do trabalho estimula o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, liberdade, criatividade, compromisso, domínio da prática e de seu papel social, aprofundamento e contextualização dos conhecimentos. A prática do estágio vivenciada pelo discente no contexto social e do trabalho, onde se depara com situações reais e diferenciadas, é que o impulsiona a exercer e amadurecer o seu papel profissional com mais qualidade, habilidade e segurança, ao articular o conhecimento teórico com o fato vivenciado. A atuação no campo de estágio ainda corrobora para despertá-lo nas suas afinidades por áreas específicas do curso contribuindo com escolhas de futuras especializações.

A Coordenação de Estágios atua com excelência, nas questões voltadas para a prática do estágio e nas divulgações das vagas ofertadas, é o elo entre às coordenações dos cursos e as empresas concedentes. Desenvolve políticas de atendimento ao discente, com elementos que auxiliem na formação acadêmica contribuindo para um egresso melhor preparado para o mercado de trabalho.

Profa Me. Janete Alves Silva.
 

Coordenadora de Estágios

E-mail: [email protected]

MANUAIS