Engenharia Agrícola e Ambiental
Sobre o Curso:
O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental é uma área em ascensão na região da Serra da Ibiapaba, que abrange municípios nos estados do Ceará e Piauí. A região é conhecida por sua diversidade agrícola e por abrigar importantes reservas naturais, o que torna o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental uma opção atraente para aqueles que desejam combinar sua paixão pela agricultura com a preservação ambiental.
O curso oferece uma formação ampla e diversificada, com disciplinas que vão desde a física e a química até a agricultura de precisão e a gestão ambiental. Os alunos aprendem a projetar e implementar sistemas de irrigação eficientes, manejar solos de forma sustentável, desenvolver tecnologias para a produção de alimentos e gerenciar recursos hídricos e ambientais.
Na Serra da Ibiapaba, o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental é fundamental para o desenvolvimento da região, já que muitos produtores rurais enfrentam desafios como a escassez de água e a degradação ambiental. Os engenheiros agrícolas e ambientais formados na região têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e habilidades para enfrentar esses desafios e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
Além disso, a Serra da Ibiapaba oferece uma ampla variedade de oportunidades de estágio e emprego para os graduados em Engenharia Agrícola e Ambiental. A região é conhecida por sua produção de frutas e hortaliças, bem como pela pecuária e pela apicultura, o que significa que os profissionais formados no curso têm a oportunidade de trabalhar em diversas áreas e setores.
Campos de Atuação:
O engenheiro agrícola e ambiental é um profissional que atua em diversas áreas, desde a produção agrícola até a preservação do meio ambiente. Na região da Serra da Ibiapaba, no nordeste brasileiro, a atuação do engenheiro agrícola e ambiental é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região.
Entre os campos de atuação do engenheiro agrícola e ambiental na Serra da Ibiapaba, destacam-se:
– Projeto e implementação de sistemas de irrigação eficientes: a região enfrenta uma escassez de água, o que torna a utilização de sistemas de irrigação eficientes fundamental para a produção agrícola.
– Manejo de solos de forma sustentável: o solo é um recurso natural importante na região e o manejo sustentável é fundamental para a manutenção da sua qualidade e fertilidade.
– Desenvolvimento de tecnologias para a produção de alimentos: o engenheiro agrícola e ambiental pode contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que visam melhorar a produção agrícola e a qualidade dos alimentos produzidos na região.
– Gestão ambiental: a região da Serra da Ibiapaba é rica em recursos naturais, como florestas, rios e fauna silvestre. O engenheiro agrícola e ambiental pode atuar na gestão desses recursos, visando a sua conservação e preservação.
– Consultoria em agronegócios: muitos produtores rurais da região necessitam de orientação técnica para a tomada de decisões em seus negócios. O engenheiro agrícola e ambiental pode atuar como consultor, oferecendo soluções e orientações técnicas para a produção agrícola e ambientalmente sustentável.
Objetivo:
Formar profissionais na área de engenharia agrícola e ambiental capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias e atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de engenharia no meio rural, considerando seus aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos e culturais, utilizando racionalmente os recursos ambientais disponíveis de modo a gerar um menor impacto na região da Ibiapaba, aumentando o desenvolvimento agrícola e explorando de forma consciente os recursos naturais.
Estude Engenharia Agrícola e Ambiental na UNINTA
Estudar Engenharia Agrícola e Ambiental na UNINTA Tianguá oferece uma oportunidade unica de mergulhar em um campo em constante crescimento, onde a inovação e a sustentabilidade se encontramm. Com uma equipe docente experiente e de alta titulação, instalações modernas, com duas fazendas de apoio, os alunos têm acesso a uma educação de qualidade, que combina a teori e prática. Além disso, a região da Ibiapaba proporciona um ambiente rico em biodiversidade e desafios ambientais, proporcionando aos estudantes uma perspectiva realista das questões enfrentadas pelos engenheiros agrícolas e ambientais. Ao se formar na UNINTA Tianguá, os alunos estarão preparados para enfrentar os desafios complexos do setor agrícola e do setor ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Graduação e Além
A graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental na UNINTA Tianguá vai além de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Nosso curso abrange uma gama de habilidades que apenas os equipam para atuação no campo, mas também os capacitam para empreender, direcionar para a carreira docente e muito mais. O programa UNINTA Jobs, oferece uma mentoria de carreiras exclusiva, disponível ao longo de toda a graduação, orientando os alunos não apenas na busca por empregos, mas também no desenvolvimento de habilidades empreendedoras e na exploração de oportunidades de mestrado, uma vez que o curso trabalha projetos de pesquisa com os melhores doutores do mercado.
Além de adquirir conhecimentos técnicos sólidos em engenharia agrícola e ambiental, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades de liderança, comunicação e gestão, fundamentais tanto para empreender quanto para ensinar. Com a mentoria contínua do Uninta Jobs, os alunos têm acesso a orientação personalizada, workshops, networking e recursos para explorar diferentes caminhos profissionais, seja iniciando o seu próprio negócio, ingressando no mercado acadêmico ou seguindo carreiras em organizações públicas ou privadas.
Objetivos Específico:
- Estimular a vivência prática na região com o intuito de superar as dificuldades impostas pelas especificidades regionais, contribuindo para o desenvolvimento da região da Ibiapaba.
- Estimular o desenvolvimento do pensamento reflexivo do aluno, aperfeiçoando suas capacidades investigativa, inventiva e solucionadora de problemas;
- Estimular o desenvolvimento humano do aluno, fazendo-o compreender, desde cedo, a importância do exercício profissional como instrumento de promoção de transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais;
- Estimular a investigação científico-tecnológica por meio de iniciação científica;
- Enfatizar a importância dos aspectos ambientais, conscientizando para prática profissional focada no desenvolvimento sustentável;
- Dotar o discente de visão sistêmica a fim de formar um profissional capacitado para solucionar problemas de engenharia nos setores agropecuário e agroindustrial, tanto em micro quanto em macro escala;
- Despertar o espírito empreendedor do discente, estimulando-o a participar da geração de soluções inovadoras no âmbito da Engenharia Agrícola e Ambiental e o desenvolvimento de uma visão crítica para a percepção de oportunidades de negócios;
- Estimular o aprendizado dos procedimentos e das técnicas e o manuseio apropriado dos recursos tecnológicos aplicados na prática profissional;
- Estimular o relacionamento com empresas dos diversos segmentos de atuação do Engenheiro Agrícola e Ambiental, por intermédio de estágios e consultorias.
Perfil do Egresso:
Vislumbramos um profissional com capacidade crítica e criativa capaz de exercer sua função conhecendo e diagnosticando problemas específicos à engenharia agrícola e ambiental, buscando soluções e adotando procedimentos corretos, inovadores, socialmente aceitáveis e adaptáveis aos avanços do futuro. Consciente de seu papel social e da complexidade de sua interferência na estrutura social, o nosso egresso deverá estar apto também a promover o equilíbrio e a menor interferência no ambiente que o cerca, tendo a capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.
O egresso do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Faculdade Uninta Tianguá mostra a capacidade de tomada de decisões, desenvolvendo um espírito crítico que lhe possibilite apresentar propostas para a solução de problemas teóricos e práticos, fundamentando-se em conceitos assimilados, seja ao longo do curso, seja através do Processo de Educação Continuada, ou ainda, através de situações do dia-a-dia em seu campo de atuação.
Competências e Habilidades:
O exercício da modalidade profissional é regulamentado junto ao sistema CONFEA/CREA e refere-se à aplicação, num contexto de desenvolvimento sustentável, de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao avanço da ciência e à solução de problemas relacionados a sistemas agrícolas, agroindustriais e ao controle da poluição. Tais conhecimentos envolvem energia, transporte, sistemas estruturais e equipamentos, solos e água, construções rurais e ambiência, eletrificação, máquinas e implementos agrícolas, agricultura de precisão, processamento e armazenamento de produtos agrícolas, tratamento de resíduos, saneamento e gestão ambiental. Como competências e habilidades dos nossos futuros profissionais, podemos citar:
– Analisar a susceptibilidade e as vocações naturais do ambiente, com base em princípios de conservação da biodiversidade e capacidade de uso de solos;
– Exercer atividades relacionadas à concepção, projeto e construção de obras e estruturas para sistemas agrícolas e agroindustriais, dentro dos princípios de ambiência adequada e de conservação do meio ambiente;
-Otimizar, com base no desenvolvimento sustentável, o uso dos recursos solo e água e a conservação destes em empreendimentos agropecuários e agroindustriais, por intermédio de projetos de hidrologia, obras hidráulicas, irrigação e drenagem, controle de erosão, tratamento de resíduos e saneamentos;
– Elaborar, modificar e executar projetos de máquinas e equipamentos agrícolas, para otimizar o uso de energia e a conservação do sistema solo-água-planta, além de administrar frota de máquinas e implementos agrícolas;
– Administrar o sistema de produção agrícola utilizando conceitos de agricultura de precisão, visando à otimização do uso dos insumos agrícolas e a minimização dos efeitos advindos da produção agrícola no ambiente;
– Elaborar, modificar e executar projetos de instalações elétricas rurais;
– Elaborar projetos de unidades armazenadoras visando o pré-processamento e o processamento de produtos agrícolas;
– Racionalizar o uso de energia em processos agrícolas;
– Administrar unidades armazenadoras e agroindustriais;
– Propor, implementar e monitorar ações direcionadas à conservação, ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos e ambientais;
– Elaborar estudos e relatórios de impacto ambiental (EIA/RIMA), visando a gestão racional dos recursos naturais no âmbito de projetos de irrigação, agricultura intensiva, saneamento, disposição e tratamento de resíduos, dentre outros;
– Planejar e gerir atividades relacionadas à comercialização dos produtos agrícolas.
Atuar em atividades docentes no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão em seu processo didático-pedagógico, concebido e ofertado segundo a demanda do mercado (local e regional) e apresentando conteúdos verticalizados, organização curricular interdisciplinar, flexível e contextualizada, em conformidade com a necessidade prática profissional da região e com a base científica e tecnológica, o curso deve garantir, em seu término, necessariamente, um profissional envolvido com:
– A responsabilidade social, a justiça e a ética profissional;
– A formação humanística e a visão global para compreender o meio onde está inserido e para tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
– A formação técnica e científica para atuar no mercado e desenvolver atividades específicas da prática profissional;
– A compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional;
– A preparação para ser um agente transformador no meio profissional em que atua;
– O domínio da comunicação interpessoal;
– A capacidade para levantar, analisar e criticar documentos;
– A independência e a curiosidade intelectuais;
– A capacidade de trabalhar em equipe;
– A autonomia profissional e intelectual;
– A aptidão para superar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado e das condições do exercício profissional;
– A adaptação às novas e emergentes demandas do mercado em consonância com a competência teórico-prática;
– A competência intelectual que reflita a heterogeneidade das demandas sociais;
– A formação de uma consciência cultural compromissada com a preservação do meio ambiente e com sua sustentabilidade.
Prof. Me. Francisco Thiago de Albuquerque Aragão
Coordenador do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental
Mais informações
Duração:
05 Anos
Tipo:
Bacharelado
Modalidade:
Presencial