Odontologia
Perfil do Egresso
Tendo em vista as demandas e expectativas relativas ao desenvolvimento do setor da saúde na Microrregião da Serra da Ibiapaba, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Bacharelado em Odontologia, o perfil do aluno formado pela Faculdade Uninta Tianguá será de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todos os níveis de Atenção à Saúde, com base no rigor técnico e científico. Profissional capacitado ao exercício de atividades referentes à Saúde Bucal da população, interrelacionada à sua saúde geral, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
A formação do egresso/profissional, cirurgião-dentista, contemplará o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde em um sistema regionalizado e hierarquizado de referência e trabalho em equipe. Com a implementação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, houve o aprimoramento no processo de formação profissional, qualificando, ao mesmo tempo, o sistema local de assistência e reduzindo o distanciamento entre os mundos acadêmico e o da prestação real dos serviços de saúde. Buscando desta forma, incorporar na formação do profissional de Odontologia uma visão mais social e humanizada, reconhecendo, analisando criticamente e atuando sobre as necessidades básicas dos serviços de saúde da comunidade. Assim, o cirurgião-dentista formado será um profissional liberal, com excelência técnica e com amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Objetivo do Curso
Capacitar cirurgiões-dentistas com formação técnico-científica, amparada em princípios de humanização e ética, direcionados a uma abordagem integral do processo saúde-doença e de equilíbrio entre excelência técnica e relevância social, com vistas ao atendimento das necessidades da população brasileira, dentro de suas peculiaridades e nos diferentes níveis de Atenção à Saúde Bucal.
Competências e Habilidades Especifícas
- Atenção à saúde: Atuar interprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdiciplinarmente pautado em valores éticos atuante com um pensamento crítico, analisando os problemas da comunidade e do processo saúde-doença procurando soluções para os mesmos. Para isso, o cirurgião-dentista deverá promover a população a humanização do cuidado de forma contínua e integrada com todas as instancias de saúde, realizando processos e procedimento com segurança de modo a desenvolver projetos terapêuticos compartilhados, estimulando o autocuidado e a autonomia das pessoas, agindo com base no reconhecimento clínico-epidemiológico, nos riscos e vulnerabilidades dos indivíduos e grupos sociais.
- Tomada de decisões: o cirurgião-dentista deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado do conhecimento, metodologias, procedimentos, instalações, equipamentos e insumos, de modo a produzir melhorias no acesso e na qualidade integral à saúde da população e no desenvolvimento científico e tecnológico, avaliando e realizando suas condutas, baseadas em evidências cientificas e na escuta das necessidades do indivíduo, famílias, grupos e comunidade.
- Comunicação: os profissionais de saúde devem interagir com os usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais, com empatia, sensibilidade, interesse e respeito aos saberes e a cultura popular. Sendo acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não – verbal e habilidades de escrita e leitura; assim como estar apto a atender as comunidades pertinentes, a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e sendo desejável, ainda, a compreensão de pelo menos uma Língua estrangeira, sendo abordado na disciplina de Communicative English os semestres. Conhecer e aplicar tecnologias de informação e comunicação como meio para tratar as informações e mediar o processo comunicativo entre profissionais e usuários sob cuidado.
- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade motivado pela busca da autonomia e autocuidado em saúde. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz nas relações de trabalho e cuidado.
- Gestão em Saúde: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração dos recursos que envolve a saúde. Realizando a gestão do processo de trabalho da equipe de saúde em consonância com o conceito ampliado de saúde, com as políticas públicas e com os princípios e diretrizes do SUS; Gerir o cuidado à saúde, de forma efetiva e eficiente, utilizando conhecimentos e dispositivos de diferentes níveis tecnológicos, de modo a promover a organização dos sistemas integrados de saúde para a formulação e desenvolvimento de projetos terapêuticos individuais e coletivos.
- Educação permanente: Visa a formação do cirurgião-dentista capaz de compreender e atuar de forma proativa na estrutura organizacional e na cultura institucional dos serviços de saúde, por meio da reflexão sobre a ação, visando às mudanças nas estruturas institucionais, nas organizacionais e no processo de trabalho, necessárias para a melhoria constante do desempenho da equipe de saúde, para a geração de práticas desejáveis de gestão, de atenção e de relacionamento com a população atendida; atuar interprofissionalmente com base na reflexão sobre a própria prática, por meio da troca de saberes com profissionais da área da saúde e de outras áreas do conhecimento, para a identificação e discussão dos problemas e para o aprimoramento contínuo da colaboração e da qualidade da atenção à saúde.
Especialidades na Odontologia
O Cirurgião – Dentista está munido de habilidades e competências para ampla atuação junto as diversos especialidades, de modo que podemos destacar algumas especialidades voltadas para esses profissionais:
-
- Acupuntura
- Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais
- Dentística
- Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
- Endodontia
- Estomatologia
- Harmonização orofacial
- Homeopatia
- Implantodontia
- Odontogeriatria
- Odontologia do Esporte
- Odontologia do Trabalho
- Odontologia Legal
- Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
- Odontopediatria
- Ortodontia
- Ortopedia Funcional dos Maxilares
- Patologia Oral e Maxilofacial
- Periodontia
- Prótese Bucomaxilofacial
- Prótese Dentária
- Radiologia Odontológica e Imaginologia
- Saúde Coletiva
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM SAÚDE
A Faculdade Uninta Tianguá, referência em ensino e inovação na Serra da Ibiapaba, oferece através da I Simpósio Internacional de Inovação em Saúde, uma plataforma aberta para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e ideias na saúde entre os participantes. Por meio do Plano de Internacionalização vislumbra-se oferecer aos discentes do Curso de Odontologia e de demais cursos da saúde da Faculdade Uninta Tianguá oportunidades de ampliar o processo formativo-experiencial, com suporte em capital intelectual, social, cultural e simbólico, abrangidos pelas experiências internacionais como, por exemplo, o aperfeiçoamento de outras línguas, participação em eventos científicos, cursos e projetos de pesquisa e de qualificação, bem como visitas e imersão cultural. Com isso, enfatizam-se conhecimentos, habilidades, atividades e valores voltados aos mercados multiculturais, com reconhecimento de cenários em transformação, alta conectividade e equipes geograficamente dispersas. Por meio de palestras, painéis de discussão, workshops e apresentações de trabalhos científicos, teremos a oportunidade de explorar diferentes perspectivas, através de uma abordagem interdisciplinar, ampliando os nossos horizontes e a capacidade de resposta frente aos desafios atuais e futuros da área da saúde.
EDITAL DE SUBMISSÃO SIMPOSIO INTERNACIONAL 2024.1
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EM SAÚDE – ANAIS I SIIS- 2024.1
Profa. Ma. Luciana Abreu Sousa
Coordenadora do Curso de Odontologia
Cirurgiã-Dentista e Mestre em Ciências da Saúde
Contato: [email protected]
Mais informações
Duração:
05 anos
Tipo:
Bacharelado
Modalidade:
Presencial