Pedagogia

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Uninta Tianguá apresenta estreita relação às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Pedagogia e confere que o egresso do Curso deverá ser um pedagogo competente e flexível, que tenha compreensão clara entre sua área de atuação e o risco da fragmentação dos saberes, que busca a interdisciplinaridade do ensino como ferramenta capaz de desenvolver as competências necessárias para atuação nos diversos espaços formativos, atuando com espírito inovador e contribuindo para o desenvolvimento educacional da Serra da Ibiapaba e demais regiões.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia ( Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, e Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019), e com os objetivos propostos neste projeto pedagógico de curso, espera-se que ao final do processo formativo o egresso desenvolva as seguintes competências e habilidades com base nas dimensões fundamentais que se integram e se completam na ação docente que envolvem o conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional.
Desta forma, possibilitando a atendar as novas demandas sociais onde o ensino, a aprendizagem e o trabalho significativo são os principais vetores para a coesão social, sucesso econômico e bem estar individual e social. Estes possibilitam o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos conhecimentos, das habilidades, das competências e das atitudes do sujeito.
Para que o egresso alcance o perfil desejado, o Curso, em consonância com as Diretrizes Curriculares de Graduação em Pedagogia, proporcionará condições para que seu corpo discente desenvolva as seguintes competências e habilidades:

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS:

O egresso do Curso de Licenciatura em Pedagogia deverá possuir as seguintes competências gerais:

  1. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária utilizando os conhecimentos historicamente construídos.
  2. Organizar e planejar práticas pedagógicas inovadoras estimulando a criatividade para solucionar desafios.
  3. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras.
  4. Potencializar e utilizar diferentes linguagens: verbal, corporal, visual, sonora e digital, promovendo assim a ampliação do modelo de expressão.
  5. Potencializar a aprendizagem com a compreensão e utilização de ferramentas tecnológicas digitais de modo reflexivo e ético em prol das práticas docentes.
  6. Possibilitar a busca de novos conhecimentos com a atualização de informações, documentos que possibilitem o aperfeiçoamento profissional.
  7. Valorizar e desenvolver a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos para formular e defender ideias que respeitem e promova os direitos humanos e a consciência socioambiental.
  8. Desenvolver o autoconhecimento em prol do autocuidado priorizando o equilíbrio das dimensões que regem o bem-estar: Físico, emocional, social e espiritual.
  9. Exercitar a tolerância e empatia para com o próximo, aproximando a abertura para a resolução de conflitos sociais.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPECÍFICAS:

  1. Conhecimento profissional:

Dominar os objetos de conhecimento e saber como ensiná-los, sendo capaz de:

  • Demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem.
  • Reconhecer os contextos.
  • Conhecer a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.
  1. Prática profissional:
  • Planejar as ações de ensino que resultem em efetivas aprendizagens.
  • Criar e saber gerir ambientes de aprendizagem
  • Avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino.
  • Conduzir as práticas pedagógicas dos objetos de conhecimento, competências e habilidades.
  1. Engajamento profissional:
  • Comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional.
  • Comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender.
  • Participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção dos valores democráticos.
  • Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

  • DOCÊNCIA: NA EDUCAÇÃO INFANTIL; ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDMENTAL; ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
  • GESTÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • PEDAGOGO EMPRESARIAL
  • CONSULTORIA EDUCACIONAL
  • PEDAGOGO HOSPITALAR
  • ORIENTADOR PEDAGÓGICO
  • INDÚSTRIA DE BRINQUEDOS
  • PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

PROFª MS. MARY HELEN ARAGÃO SOUSA
COORDENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA

PEDAGOGA PSICOPEDAGOGA INSTITUCIONAL E CLÍNICA MESTRE EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

E-MAIL [email protected]

Mais informações

Duração:

04 anos

Tipo:

Licenciatura

Modalidade:

Presencial

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