Inclusão que conecta: UNINTA Tianguá promove ação de acessibilidade e fortalece o diálogo sobre surdez no ensino superior

Reafirmando seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, a Faculdade UNINTA Tianguá, por meio do Programa de Apoio ao Estudante e Docente (PAED), promoveu, nos dias 23, 24 e 30 de setembro, o Workshop: Tradução e Interpretação, realizado nos campi CCS, Sede e Shopping da instituição. A ação integra as iniciativas do semestre 2025.2 voltadas à promoção de uma educação superior mais acessível, plural e inclusiva.

O workshop teve como objetivo ampliar o diálogo sobre surdez, educação e inclusão, sensibilizando a comunidade acadêmica para a importância da acessibilidade comunicacional e do respeito às diferenças no ambiente universitário. A programação contou com a participação da professora Fátima Balbino, que apresentou o projeto de extensão “Mãos que Conectam”, iniciativa que une ensino, extensão e compromisso social na valorização da comunidade surda.

O evento também contou com a presença do diretor de teatro Marcos Castro, que contribuiu com reflexões sobre a expressão artística como ferramenta de inclusão, além de uma apresentação artística dos acadêmicos integrantes do projeto, evidenciando como a arte pode ser um potente instrumento de comunicação, empatia e conscientização.

Momentos como esse fortalecem a construção de um ambiente acadêmico mais justo e igualitário, estimulando nos estudantes o respeito, a valorização da diversidade e o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como elemento essencial para a inclusão da comunidade surda no ensino superior.

Com ações voltadas à acessibilidade e à inclusão, a Faculdade UNINTA Tianguá reafirma seu compromisso com uma educação humanizada, que promove a igualdade de oportunidades, valoriza o conhecimento em suas múltiplas formas e prepara cidadãos conscientes, sensíveis e comprometidos com a transformação social.