Os alunos do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da Faculdade Ieducare ajudaram a desenvolver um projeto de grande impacto social no semestre de 2024.1, focando na reforma do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) em Ubajara-CE, supervisionados pelos arquitetos e urbanistas do EMAU, Professor Pabllo Nunes e Professora Sthefany Magalhães.
Este centro atende mais de 100 crianças com diversas atipicidades, mas atualmente não comporta toda a demanda, sendo necessário realizar um “rodízio” para que todas sejam atendidas. O objetivo do projeto foi humanizar os espaços de atendimento e readequar os ambientes para melhor atender às necessidades dos usuários.
Com uma abordagem sensível e inclusiva, os estudantes demonstraram como o design consciente pode melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar das comunidades. A reforma incluiu a criação de áreas mais acolhedoras e funcionais, facilitando tanto as atividades educativas quanto as terapêuticas.
O projeto destaca a importância da arquitetura social na promoção do bem-estar, evidenciando o valor de projetos arquitetônicos voltados para o bem comum. O trabalho não apenas beneficiará a comunidade local após a conclusão da reforma, proporcionando um ambiente mais adequado para as crianças e seus atendimentos, mas também enriqueceu a formação dos estudantes envolvidos, que puderam aplicar seus conhecimentos em uma causa de grande relevância social.