Ciências, Engenharias e Tecnologias
Ciências Sociais
Aplicadas
Humanidades, Ciências e Educação
Ciências
da Saúde
A Comissão Própria de Avaliação – CPA é o órgão responsável pela coordenação, condução e articulação do processo interno de Autoavaliação Institucional que orienta, sistematiza e presta informações referentes ao Processo de Implementação e Consolidação da Avaliação Institucional a todos os interessados e comprometidos com a melhoria permanente da qualidade do Ensino Superior.
Através da realização da Avaliação Institucional é possível detectar as principais demandas da comunidade acadêmica e, junto a ela, apontar e acompanhar a implementação de soluções. Através deste tipo de levantamento é possível seguir com a melhoria constante dos serviços prestados pela Instituição.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Uninta Tianguá foi criada em conformidade com as determinações legais que estruturam a sistemática de avaliação do Ensino Superior no Brasil:
- Inciso IX, do Artigo 9º, da Lei nº 9.394/96, que institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- Artigo 1º, da Lei nº 10.861/04, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES;
- Portaria nº 2.051/04, que regulamenta os procedimentos do SINAES;
- Resolução nº 01/05 do CONAES, que estabelece prazos para os procedimentos da Avaliação Institucional.
A CPA da Faculdade Uninta Tianguá, cujo regulamento foi aprovado em junho de 2006, é constituída por representantes do corpo discente e docente, funcionário técnico-administrativo da Faculdade Uninta Tianguá e representante da sociedade civil.
Com a instalação de um sistema de informação e divulgação de dados mais ágil e preciso, o estudante responde ao Questionário de Autoavaliação Institucional eletrônico disponível na plataforma do Sistema Acadêmico cujo preenchimento é completamente anônimo. As informações coletadas são enviadas para o banco de dados e transformadas em gráficos e relatórios.
Porém, não apenas os acadêmicos, mas os docentes, coordenadores de curso e corpo técnico-administrativo da Faculdade Uninta Tianguá também preenchem os referidos questionários e, em breve, serão disponibilizados para os membros da comunidade externa.
Esses questionários constituem, pois, uma ferramenta fundamental para o planejamento administrativo-pedagógico uma vez que revelam as potencialidades e dificuldades dessa Instituição em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão.
Percebe-se, dessa forma, a importância da participação efetiva da Comunidade Acadêmica nesse Processo de Autoavaliação Institucional a fim de que as respostas desses questionários possam fornecer subsídios consistentes para o planejamento de ações e implementação de melhorias que beneficiem toda a comunidade acadêmica.
Em conformidade com a Lei nº 10.861/04, em seu artigo 3º, a CPA empenhou-se em considerar as diferentes dimensões institucionais, dentre as quais figuraram obrigatoriamente as seguintes:
- A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
- A política para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão e as respectivas normas de operacionalização;
- A responsabilidade social da Instituição;
- A comunicação com a sociedade;
- As políticas de Pessoal, de carreiras do Corpo Docente e do Corpo Técnico-Administrativo;
- Organização e Gestão da Instituição;
- Infraestrutura Física;
- Planejamento e Avaliação;
- Políticas de atendimento aos estudantes;
- Sustentabilidade Financeira.