SEAD

SOMOS O SEAD

O Serviço de Acompanhamento ao Discente e Docente – SEAD, apresenta-se como o canal de referência aos acadêmicos, de forma a atendê-los em suas necessidades individuais e/ou coletivas, emocionais e/ou cognitivas e em qualquer outra forma de aprender, de ser e de se relacionar com o interdisciplinar e dinâmico mundo do conhecimento do ensino superior.

O SEAD desenvolve estratégias de acolhimento aos discentes e por meio de uma escuta sensível que busca compreender suas demandas para atuar criando melhores condições pedagógicas que visam a favorecer o desenvolvimento intelectual e emocional desses nessa nova etapa da vida, tentando, desta forma, prevenir o fracasso acadêmico. Melhora e adequa os métodos de estudo, conforme as características de cada um; organiza uma rotina de estudos e ensina como administrar o tempo; auxilia no gerenciamento de situações de estresse, aponta melhorias para o relacionamento com colegas e professores e evita a desmotivação.

EMAIL: [email protected]

Contato: (88) 9.9309-2330

OBJETIVO

  • Promover o desenvolvimento psicológico e psicossocial dos alunos e dos professores dessa unidade de ensino superior.
  • Realizar projetos com finalidade de auxiliar a vida discente e docente.
  • Ouvir, atender e encaminhar da melhor forma possível os questionamentos e anseios dos acadêmicos.
  • Aconselhamento psicológico na modalidade de plantão;
  • Adaptação ao acadêmico ao Ensino Superior;
  • Oficinas voltadas para promoção de bem-estar e saúde da comunidade acadêmica;
  • Atividades voltadas para o desenvolvimento pessoal e social da comunidade acadêmica;
  • Eventos de apoio ao futuro egresso;

Educação inclusiva com suporte em acessibilidade pedagógica e física.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO SEAD

  • Acompanhamento dos discentes em relação à frequência, avaliações, desenvolvimento do curso, dificuldades na aprendizagem, relação professor-aluno;
  • Propor um sistema de ensino adequado aos objetivos propostos nas disciplinas;
  • Realizar reuniões pedagógicas com assiduidade necessária com atividades que proporcionem sempre mais união e entrosamento entre os professores e alunos;
  • Orientação quanto aos processos de estudo e aos processos externos vivenciados pelo discente otimizando a informação e comunicação;
  • Acompanhar o Rendimento acadêmico dos alunos;
  • Utilização de canais de comunicação para reclamação (diminuir reclamações na Ouvidoria);
  • Agilizar o tempo de respostas às demandas dos alunos;
  • Acompanhamento e orientação educacional trabalhando as dificuldades dos alunos no contexto amplo de educação (aspectos, cognitivos, afetivos e psicopedagógicos) nos aspectos social, econômico e pedagógico;
  • Atendimento psicológico voltado as demandas referentes aos aspectos social, econômico e pedagógico;
  • Acompanhar o aluno individualmente ou em grupo, numa perspectiva de tomada de consciência de suas potencialidades, elevando sua autoestima, que é fator primordial para sua aprendizagem;
  • Trabalhar junto aos professores para melhor compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles;
  • Escuta, dialoga e orienta educacionalmente na perspectiva ampla de educar;
  • Trabalha da dimensão do currículo oculto cuidando dos processos e conteúdos atitudinais;
  • Promove entrosamento entre família e ensino superior, aproximando o diálogo e contribuindo para formação do cidadão pleno e desenvolvimento da vida pessoal, familiar e para a sua formação profissional.
  • Busca Ativa dos alunos com pedidos de trancamento de curso ou faltas constantes;
  • Busca Ativa dos alunos em atendimento psicológico e psicopedagógico.
  • Acolhimento de calouros, visando à integração e ambientação dos discentes a IES em todo início de semestre.
  • Acompanhamento das relações discentes, docentes e coordenadores.
  • Atendimento aos acadêmicos, encaminhando – os aos serviços especializados quando necessário.
  • Mediar os processos de orientação e acompanhamento aos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, como também em dificuldades emocionais, relacionais, vocacionais e outras que se caracterizam como necessidades educacionais de aprendizagem;
  • Registro, controle e acompanhamento de atendimentos realizados junto às coordenações, professores e alunos.
  • Realização de planejamento e ações de intervenção em sala de aula, quando necessário.
  • Acompanhamento dos acadêmicos que apresentam dificuldade de aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas em cada curso.
  • Acompanhamento junto às coordenações no que diz respeito aos índices de aproveitamento, frequência às aulas, evasão e demais atividades acadêmicas.
  • Disponibilizar um espaço de escuta terapêutica sem nenhum ônus extra ao estudante da Faculdade Uninta Tianguá, com o intuito de aprofundar o autoconhecimento do sujeito, possibilitando uma melhor compreensão e ressignificação de sua história acadêmica, pessoal e/ou profissional.
  • Desenvolver as ações que favoreçam a política inclusiva, com a vivência de uma cultura de inclusão, fundamentada no princípio da diversidade, estimulando o respeito e o convívio com as diferenças individuais;
  • Possibilitar avaliações psicopedagógicos de alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou portadores de necessidades especiais, com vistas ao seu pleno desenvolvimento;
  • Ampliar a capacidade dos estudantes em seu desenvolvimento biológico, psicossocial, espiritual, social e acadêmico de forma a construir sua identidade psicossocial e profissional;

Atender os alunos do ensino de graduação, pós-graduação, comunidade acadêmica;

PROGRAMAS PERMANENTES

O Programa de Apoio Acadêmico;

  • Programa de Acessibilidade e Inclusão;
  • Programa de Acompanhamento ao Egresso;
  • Programa de Atendimento ao Estudante e Docente;
  • Programa de Nivelamento;
  • Programa de Apoio a Participação e Eventos;
  • Programa de Acompanhamento ao Ingressante;
  • Programa de Apoio Financeiro e Permanência;
  • Projeto de Capacitação e Líderes de Turma;
  • Projeto Performance – Identidade pessoal e profissional com os colaboradores;
  • Capelania.

Como acessar o Serviço de Acompanhamento ao Discente e Docente – SEAD ?

O serviço pode ser acessado por meio de agendamento na Secretaria do Serviço de Acompanhamento ao Discente e Docente – SEAD, ou através do telefone: (88) 993092330 ou pelo E- mail;  [email protected] .

Confira os horários de atendimento no SEAD:

Coordenação do SEAD; Prof.ª Ma. Kátia Maria de Aguiar Freire

Segunda-feira das 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00;

Terça-feira das 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00;

Quarta -feira das 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00;

Quinta – feira das 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00;

Sexta – feira das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00.

Psicóloga – Lidimara Martins Abreu

Segunda – feira, 08:00 às 12:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Terça – feira, 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Quarta – feira, 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Quinta – feira, 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Sexta – feira, 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 horas.

Psicóloga – Alana Maria Araújo Pessoa

Segunda – feira, 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Terça – feira, 08:00 às 12:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Quarta – feira, 08:00 às 12:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Quinta – feira, 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Sexta – feira, 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 horas.

Psicopedagoga –  Ires Latiere Vieira Feijão Ponte.

Segunda – feira, 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Terça – feira, 08:00 às 12:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Quarta – feira, 08:00 às 12:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Quinta – feira, 13:00 às 17:00 e 18:00 às 22:00 horas;

Sexta – feira, 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 horas.

 Capelão –  Carpegiane Neves dos Santos

Segunda – feira, 9:00 às 12:00 e 17:00 às 20:00 horas;

Terça – feira, 9:00 às 12:00 e 17:00 às 20:00 horas;

Quarta – feira, 9:00 às 12:00 e 17:00 às 20:00 horas;

Quinta – feira, 9:00 às 12:00 e 17:00 às 20:00 horas;

Sexta – feira, 07:15 às 12:00 e 13:30 às 17:30 horas.

PROGRAMAS REFERENTES AO SERVIÇO DE ACOMPANHAMENTO AO DISCENTE E DOCENTE – SEAD:

  • Programa de Atendimento ao Estudante e Docente – PAED

O Programa de Apoio ao Estudante e ao Docente – PAED faz parte da Política de Atendimento aos Estudantes, constante no Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade, e está voltado ao atendimento e acompanhamento das necessidades educacionais apresentadas pelos estudantes, propiciar aos docentes estratégias e meios facilitadores relacionados á didática, como também formação continuada. Além disso, buscará promover o acolhimento dos alunos ingressantes ao início do semestre, para que estes sejam integrados ao ambiente da Educação Superior, fornecendo – lhes todas as informações necessárias ao bom andamento do curso.

  • Programa de Acompanhamento ao Ingressante:

O Programa de Acolhimento ao Ingressante é parte da Política de Apoio ao Discente, foi criado para acolher os alunos que ingressam na Educação Superior. Além disso, será operacionalizado por um evento de recepção aos novos alunos que ingressem na Faculdade Uninta Tianguá. Onde serão apresentados os setores da Instituição e suas funções, o calendário acadêmico, o informativo sobre o funcionamento dos cursos e das coordenações, além da apresentação do programa de iniciação á pesquisa científica, projetos de extensão acadêmica, monitorias, estágio curricular, CPA, comissões, nem como priorizadas palestras com profissionais em cada área dos cursos de graduação ofertados pela IES.

  • Programa de Acessibilidade e Inclusão:

A acessibilidade configura-se como um instrumento fundamental a inclusão. Atributo essencial ao ambiente, objetiva garantir a melhoria na qualidade de vida de todas as pessoas indiscriminadamente. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público. O programa visa à inclusão da comunidade acadêmica, independentemente de suas características físicas, motoras ou intelectuais, promovendo ações que garantam a acessibilidade, permanência e inclusão.

  • Programa de Nivelamento:

O Programa de Nivelamento contempla a Política de Apoio ao Discente, com intuito de dar suporte aos estudantes que, na qualidade de ingressantes da Faculdade Uninta Tianguá apresentem deficiências acumuladas ao longo Educação Básica ou provenientes do afastamento do ambiente escolar. E objetiva propiciar ao aluno ingressante a oportunidade de amenizar deficiências em sua escolarização fundamental e média, no sentido de que ele possa acompanhar os conteúdos relacionados ao Curso. Visa também, promover uma atualização ou aprendizagem dos conhecimentos que o aluno adquiriu em cursos de ensino médio, de forma que seu aproveitamento acadêmico seja compatível com os pressupostos estabelecidos pela instituição, acelerando assim, sua adaptação ao ambiente acadêmico.

  • Programa do Núcleo de Apoio Psicológico e Psicopedagógico – NAPSI:

O NAPSI apresenta-se com a finalidade de incrementar o processo ensino – aprendizagem oferecendo aos estudantes, professores e funcionários a oportunidade de atendimento e orientação psicopedagógica de forma a atender as suas necessidades e anseio com relação aos estudos e seu crescimento pessoal, incluindo suas necessidades individuais e coletivas, emocionais e cognitivas, sociais e científicas, levando o acadêmico da instituição a aprender com prazer.

  • Programa com o Projeto de Capacitação dos Líderes de Turma:

O programa visa contribuir para que ocorra o fortalecimento da gestão democrática escolar se insere como foco a temática relacionada ao protagonismo estudantil quanto aos aspectos de liderança, mobilização e participação na questão para que esses enfoques oportunizem a organização dos estudantes quanto á formação de um colegiado representativo desse segmento. O objetivo é formar grupos de alunos capazes de enxergar soluções e não apenas ver os problemas, permitindo que se sintam pessoas humanas e completamente diferentes.

  • Programa do Regulamento de Estágio Não – Obrigatório:

O estágio não obrigatório será aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescentado à carga horária regular e obrigatória do curso, o qual será constituído em atividade de formação acadêmico – profissional do estudante.

  • Programa de Apoio a Participação de Eventos:

O Programa de Apoio à Participação de Eventos da Faculdade Uninta Tianguá é um programa de fomento à participação de discentes, regulamente matriculados nos cursos de graduação, em eventos acadêmicos – científicos- culturais, nacionais e internacionais. E tem como objetivo estimular e apoiar a participação dos estudantes em eventos acadêmicos e atividades complementares, componente curricular obrigatório para integralização da carga horária mínima dos cursos de graduação.

  • Regulamento de Monitoria:

A realização da monitoria garante o aperfeiçoamento do processo de formação profissional e a melhoria da qualidade do ensino, através da participação e mediação dos monitores nos processos pedagógicos, criando condições para o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades a atividade docente.

  • Programa de Apoio Financeiro e Permanência:

O Apoio Acadêmico foi criado com a finalidade de acolher os alunos e ajuda-los a ter um excelente rendimento acadêmico durante a graduação, fortalecendo a formação acadêmica, proporcionando bem-estar e qualidade na aprendizagem. E tem como objetivo despertar nos acadêmicos o interesse por atividade de ensino, pesquisa e extensão, auxiliando docentes no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades pedagógicas e científicas, entre muitos outros.

  • Programa de Acompanhamento dos Egressos:

A Faculdade Uninta Tianguá em consonância com seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, institui a Política de Acompanhamento aos Egressos e o Programa de Acompanhamento de Egressos, que permitem a sua operacionalização na instituição. Neste programa constituem-se as ações que visem acompanhar a inserção dos estudantes da Instituição no mundo do trabalho, diagnosticando suas mudanças e necessidades e integrar os egressos a comunidade acadêmica, mantendo-os em permanente contato com a Faculdade, entre outros aspectos.

EQUIPE

KÁTIA MARIA DE AGUIAR FREIRE

Mestre em Ciências da Educação – (UTIC); Especialista em Psicopedagogia Institucional (INTA), Neuropsicopedagoga Institucional e Clinica – (ICSH); Gestão e Supervisão Escolar – (INTA); Graduada em Pedagogia (UVA); Habilitada em Biologia. Atualmente é Coordenadora do Serviço de Acompanhamento ao Discente e Docente – SEAD. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade Uninta Tianguá.

 Professora da graduação em Pedagogia da Faculdade Uninta Tianguá.  Atua como psicopedagoga clínica e consultoria na área institucional. Professora convidada da Especialização em Psicopedagogia do UNINTA, atuando principalmente nas seguintes áreas de conhecimento: Psicopedagogia; Aprendizagem e Desenvolvimento; Transtornos de Aprendizagem, Avaliação, Prevenção e Intervenção Psicopedagógica; Educação Especial e Inclusiva; Formação de Professores para Práticas Inclusiva; Ministra cursos e palestras.

Lates : http://lattes.cnpq.br/9361251040491254

IRES LATIERE VIEIRA FEIJÃO PONTE

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Adventista da Bahia (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pelo UNINTA (2020). Especialista em Secretariado Executivo. Secretaria Exceutiva do Seviço de acompanhamento aos Discente e Docente – SEAD. Secretaria da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Psicopedagoga Institutional da Faculdade Uninta Tianguá.

Lattes : http://lattes.cnpq.br/3219118325747573

LIDIMARA MARTINS ABREU

Especialista em Saúde Mental. Especialista em Clínica Analítico Comportamental. Graduada em Psicologia. Atualmente é psicóloga na Faculdade Uninta Tianguá. Trabalhou como Professora do Curso de Psicologia no Centro Universitário-UNINTA. Foi bolsista do Projeto de Pesquisa: “Juventude, Protagonismo e Educação: A escola como espaço de desenvolvimento dos potenciais de vida dos jovens”. Bolsista no estágio do Colégio Farias Brito, com experiências voltadas para desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Atuou como Psicóloga do Centro de Referência e Assistente Social (CRAS), no Município de Hidrolândia-CE. Temas de pesquisa: juventudes, desenvolvimento humano, educação e políticas públicas. Possui experiência com apoio psicológico a estudantes com dificuldades/transtornos de aprendizagem e educação inclusiva no ensino superior.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2128904661422241

ALANA MARIA ARAÚJO PESSOA

Possui graduação em Psicologia pela Uninassau. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unichristus. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Estácio FIC. Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual pela CBI OF MIAMI. Foi Psicóloga Social no Centro de Referência de Assistência Social, atualmente é Psicóloga Clínica com atendimentos do público Adolescente e Adultos e Psicóloga Institucional da Faculdade Uninta Tianguá. Os estudos se concentram nas áreas: Psicologia clínica, Saúde mental, Suicídio, Adolescentes e área da saúde.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6087957821274398