cet

C.E.T.

Ciências, Engenharias e Tecnologias

sau

S.A.U.

Ciências da Saúde

HCE

H.C.E.

Humanidades, Ciências e Educação

SAU - Ciências da Saúde

PROJETO DE PESQUISA

CURSO: Fisioterapia
PROJETO: Grupo de Ensino e Extensão Interdisciplinar em Saúde na Escola (GEEISE).
DESCRIÇÃO:
Tem como foco na promoção da saúde escolar de alunos do ensino médio, o GEEISE capacitará acadêmicos de enfermagem e fisioterapia para que estes realizem ações de extensão. As ações serão guiadas pelas instruções do Programa de Saúde na Escola e pelas “Orientações básicas de atenção integral à saúde de adolescentes nas escolas e unidades básicas de saúde”, ambos do Ministério da saúde.
PROFESSOR COORDENADOR:
Magda Milleyde de Sousa Lima
DISCENTES:
Maria de Jesus Côelho do Nascimento, Robervânia Rodrigues Moreira

CURSO: Fisioterapia
PROJETO: Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher- FASM.
DESCRIÇÃO:
A iniciativa busca desenvolver os alunos de fisioterapia, capacitação que vai além do conhecimento técnico, incluindo uma formação analítica, crítica e clínica. O intuito primordial é oferecer à comunidade um atendimento fisioterapêutico clínico na saúde da mulher, simultaneamente instruindo os alunos sobre a importância da rede de atenção integral, que não se limita apenas à correção de disfunções, mas também visa promover o bem-estar e a saúde feminina em sua totalidade. Abordar as disfunções que impactam negativamente no biopsicossocial da mulher, visando proporcionar uma assistência integral e humanizada.
PROFESSOR COORDENADOR:
Gisele Loiola Saraiva de Freitas
DISCENTES:
Amanda Ribeiro Reis, Maria Eduarda Rodrigues de Melo, Priscila Vitória Veras Machado, Luana Ramos Cardoso, Isa Bruna Everton de Sousa, Flávia de Fátima Gregório Lima, Francisca Flavia Marques Do Nascimento, Letícia Pereira de Carvalho, Maria de Fatima Lopes do Nascimento, Francisca Nicole Silva dos Santos, Francisca Samara Araújo do Nascimento, Jéssica Gomes Lima, Maria de Jesus Côelho do Nascimento, Robervânia Rodrigues Moreira, Francey Erica Marques Da Silva, Vitoria Silva de Jesus, Lyara Rodrigues Veras

CURSO: Fisioterapia
PROJETO: Projeto de extensão em Fisioterapia Dermatofuncional – DERMAFISIO
DESCRIÇÃO:
Na perspectiva Social o Projeto de Extensão DERMAFISIO prestará serviços à comunidade realizando avaliações, atendimentos, palestras informativas, atuando nos três níveis de assistência, prevenção, promoção e reabilitação das afecções de pele e estruturas relacionadas, trazendo a comunidade informação, conscientização, conhecimento, tratamento, além de elevar a autoestima da população envolvida.
PROFESSOR COORDENADOR:
Antonia Dávila Fontenele de Carvalho
DISCENTES:
Milena Bezerra Silva, Miquely Rocha Araújo, José Artur Alves da Silva, Francisca Mariane Araújo Passos, Carmem Raycilene Rodrigues De Sousa, Leticia Arine de Oliveira Paiva, Maria Eduarda dos Santos Neres, Maria Luiza Azevedo Rodrigues, Marcos Vinícius de Sousa Cardoso, Marcos Antonio de Sousa Santos

CURSO: Fisioterapia
PROJETO: Liga acadêmica de Pilates- LAPIS
DESCRIÇÃO:
O objetivo desse trabalho, portanto, é ensinar aos alunos do curso de fisioterapia sobre os princípios e fundamentos do Método Pilates, mais especificamente sobre o Pilates Solo, de modo que desenvolvam conhecimento analítico, crítico, clínico e prático dentro da assistência clínica a ser vivência e evidenciada no tratamento de pacientes com atendimento à comunidade na Clínica Escola de Saúde da Faculdade, bem como de maneira preventiva com orientações a comunidade.
PROFESSOR COORDENADOR:
Emanuelle Frota Costa Rios
DISCENTES:
Clemilson Vieira de Araújo Filho, Érica dos Santos Sousa, Francisca Mariane Araújo Passos, Maria Imaculada de Aguiar Parente, Milena Bezerra Silva, Miquely Rocha Araújo

CURSO: Enfermagem / Fisioterapia
PROJETO: Grupo de Ensino e Extensão Interdisciplinar em Saúde na Escola (GEEISE)
DESCRIÇÃO:
Diversos são os fatores que levam o adolescente à unidade de saúde: doenças crônicas, queixas agudas, vacinação, menstruação, desenvolvimento psicossocial, questões nutricionais, problemas dentários, ortopédicos, oculares, gravidez, acidentes, violência, abuso sexual, depressão, uso de droga, álcool e tabaco, atividade sexual de risco, conduta propensa a acidentes (imprudência), homicídio, acidentes de trânsito e suicídio (BRASIL, 2018). Com isso, é de suma importância que os profissionais de saúde, como enfermeiros e fisioterapeuta, realizem ações de educação em saúde com esses adolescentes, pois tal técnica permanece sendo um dos principais métodos de transformação da sociedade. Realizar ações interdisciplinares possibilita uma visão holística com diferentes olhares sobre o mesmo tema. Assim, ir ao encontro desses alunos fornecendo informações sobre sua saúde corrobora para promoção da qualidade de vida, prevenção de acidentes e agravos, como também despertar a cidadania e a responsabilidade pessoal e social.
PROFESSOR COORDENADOR:
Magda Milleyde de Sousa Lima
DISCENTES:
Antonio Cláudio Oliveira de Sousa Júnior, Carlos Antonio Honorio Santos, Francisco das Chagas Mendes da Silva, João Victor Sousa Filizola, João Henrique Gomes, Yngrid Maria da Conceição Braga.

CURSO: Enfermagem
PROJETO: Núcleo de extensão e ensino em saúde da pessoa idosa – NEESPI
DESCRIÇÃO:
O Núcleo de Extensão e Ensino em Saúde da Pessoa Idosa – NEESPI tem sua relevância pautada no desenvolvimento de ações extensionistas voltadas para a promoção de saúde das pessoas idosas, além da disseminação de conhecimento na área da gerontologia para acadêmicos de enfermagem. O projeto objetiva sensibilizar idosos e cuidadores sobre os cuidados específicos com essas populações e sobre a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, bem como fortalecer o reconhecimento e condução das síndromes geriátricas.
PROFESSOR COORDENADOR:
Vitória Lídia Pereira Sousa
DISCENTES:
Antônia Débora Bento de Lima, Cibele Lima Brandão, Denise Sousa Passos, Francisco Ribamar Gomes da Costa, Gabriela Nogueira Fontinele, Kelly Alves de Oliveira, Larissa da Silva de Brito, Levy Ferreira Muniz, Maria Graziele de Brito dos Santos, Naiane da Cunha Nascimento, Tainara Cardoso dos Santos, Thalyson Arruda Ermildes.

CURSO: Enfermagem
PROJETO: Promoção de cuidado em saúde mental: as práticas integrativas e complementares como estratégias de cuidado.
DESCRIÇÃO:
Vislumbra-se um egresso de enfermagem atento às múltiplas facetas da promoção e cuidado da saúde dos indivíduos, a partir de premissas que convergem na integralidade dos sujeitos seus aspectos físicos, sociais, mentais e ambientais. As PICs revelam, cada dia mais, caminhos possíveis e concretos à conquista dessa realidade nos serviços de saúde, ao promover estratégias de cuidado para promoção de saúde mental.
PROFESSOR COORDENADOR:
Flávia Pinheiro Da Costa
DISCENTES:
Ana Karoline Marques de Oliveira, Antônia Jéssica Santos Freitas, Ávila Lima Vidal, Bruna da Silva Fernandes, Bruna Marques Pessoa, Francisco Gabriel de Oliveira Canuto Kauany Portela Neri, Lisiely dos Santos Gaspar, Maria Luisa Rodrigues Cordeiro Paiva, Rodrigo Aguiar Freire Filho, Samilly Ferreira da Silva.

CURSO: Enfermagem
PROJETO: Enfermagem e saúde da mulher: Projeto Flor de Lótus
DESCRIÇÃO:
desenvolver ações de extensão referentes à promoção da saúde da mulher com foco na integralidade, humanização da assistência, direitos sexuais e reprodutivos. O projeto se caracteriza pelas Consultas de Enfermagem na saúde da Mulher, a serem realizadas na Clínica Escola em Saúde, educação permanente nas Unidades Básicas de Saúde e na Faculdade.
PROFESSOR COORDENADOR:
Thamy Braga Rodrigues
DISCENTES:
Ana Letícia Alcântara da Silva, Ana Paula Rodrigues Ferreira, Dayre Gisele Maria de Aguiar Santos, Denise Sousa Passos, Francisca Yara Denise da Silva Francisco Germano Lavor Oliveira, Isac Antonio da Rocha, João Henrique Gomes, Lília Carla Cardoso Ximenes, Maria Eduarda de Araújo Souza, Maria Tainá de Araújo, Mariany Rodrigues da Silva, Marta de Alcântara Silva, Rafaelly Rocha Tomaz, Ramires Ferreira Freire e Silva, Rayssa Maria Souza Lima, Samela Ketley Carvalho da Silva, Sheiliana Ramos da Silva, Vanderlene Ramos de Sousa, Verônica Ribeiro dos Santos.

CURSO: Odontologia
PROJETO: Sorrindo por dois: promovendo a saúde bucal durante a gravidez
DESCRIÇÃO:
Visa ações educativas para promover a saúde bucal em gestantes, prevenindo problemas bucais. O projeto incluirá ações de intervenções em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Tianguá-CE e abordagem de temas específicos, como características de um dente humano saudável, conscientização acerca de alimentos cariogênicos, desenvolvimento do processo de cárie e os microrganismos envolvidos, apresentação dos efeitos da doença cárie, tratamento das lesões de cárie e medidas preventivas que podem ser executadas e técnicas de escovação e uso do fio dental.
PROFESSOR COORDENADOR:
DIÊGO PASSOS ARAGÃO
DISCENTES:
Amanda Ellen De Vasconcelos Duarte Menezes. Ana Gabriely Lourenço Rodrigues. Ana Lívia Vale Aguiar. Maria Clara Gualberto Veras. Sophia. Hillary De Menezes Feitosa. Luis Paulo Antonio Cordeiro Bevilaqua.

PROJETO DE PESQUISA / GRUPO DE ESTUDOS

CURSO: Fisioterapia / Enfermagem
PROJETO: Grupo de estudo Interdisciplinar em Urgência e Emergência
DESCRIÇÃO:
O Grupo de Estudo Interdisciplinar em Urgência e Emergência objetiva promover aos acadêmicos de Fisioterapia e Enfermagem a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos no âmbito da assistência em urgência e emergência. As atividades serão direcionadas a estudo de teorias, casos clínicos e práticas no contexto da urgência e emergência.  Assim, fixar-se-á suas atividades nesta área de atenção com a finalidade de contribuir para os serviços de saúde frente à demanda com necessidades.
PROFESSOR COORDENADOR:
Ana Carolina Alves de Oliveira
DISCENTES:
Milena Bezerra Silva, Lucivania Ferreira De Oliviera, Samara Lima de Souza, Ana Carolina Silva Carvalho, Maria Luiza Azevedo Rodrigues

CURSO: Fisioterapia / Enfermagem
PROJETO: Desenvolvimento de simulação clínica para o ensino Interprofissional de semiologia
DESCRIÇÃO:
O presente projeto de pesquisa, objetiva construir e validar cenários de simulação clínica, checklist e simuladores de baixo custo. Para alcançar os objetivos propostos, será realizada uma pesquisa multimétodos. O primeiro passo será a realização de duas revisões de escopo, com o intuito de mapear todas as publicações científicas em âmbito nacional e internacional sobre o uso da simulação clínica na enfermagem e fisioterapia. Tal mapeamento possibilitará uma visão geral das publicações, bem como, as lacunas da literatura. Dando subsídio para segunda fase do estudo, ou seja, para o desenvolvimento de cenários, check-list e simuladores de baixo custo novos, atualizados e inovadores.
PROFESSOR COORDENADOR:
Professora Magda Milleyde
DISCENTES:
José Artur Alves da Silva, Rafaela Nascimento Cavalcante Fales, Milena Bezerra Silva, Maria Luiza Azevedo Rodrigues. Antônio Marcos Fernandes Araújo, Bruna da Silva Fernandes, Camila Caroline Rodrigues de Lima, Felipe Emanuel Mota da Silva, Jackson Clarindo Oliveira Souza, Mateus Nascimento de Sousa.

CURSO: Fisioterapia / Enfermagem
PROJETO: Fatores de Riscos às Doenças Crônicas não Transmissíveis no Município de Tianguá- Ce
DESCRIÇÃO:
o estudo tem o objetivo geral: Verificar a relação entre os fatores de riscos e as doenças crônicas não transmissíveis identificadas no município de Tianguá-Ce. Sobretudo hipertensão e diabetes. É de abordagem quantitativa, classificado como epidemiológico e subclassificado com estudo ecológico. O campo de estudo será o município de Tianguá através do recorte dos territórios de Saúde da Família da Sede do município.
PROFESSOR COORDENADOR:
Thamy Braga Rodrigues
DISCENTE:
Kaylane dos Santos Fontenele. Cintia de Oliveira Brito, Joel Aguiar Rodrigues, Lívia Stefany Fontenele Passos, Mateus Bruno da Silva Vieira, Rosalina Dáfyne Frota Holanda.

CURSO: Enfermagem
PERÍODO: 2022.2 – 2023.1
PROJETO: GRUPO DE ESTUDO SOBRE DOENÇAS NEGLIGENCIADAS (GEDON)
DESCRIÇÃO:
É de suma importância que se discuta, no meio acadêmico, o progresso na área da saúde ao desenvolvimento de novas tecnologias para tratar de doenças negligenciadas, ou mesmo preveni-las. Então com o objetivo de fortalecer a educação em saúde e divulgar para a população informações pautadas em ciência, o grupo de estudo visa ampliar a compreensão acerca dessa temática criando um espaço para reflexão crítica sobre temas relacionados à Saúde, estimulando também a produção científica relacionada a doenças negligenciadas e o papel da enfermagem no controle e prevenção.
PROFESSOR COORDENADOR:
Juscilânia Furtado Araújo
DISCENTES:
Antônio Cláudio Oliveira De Sousa Júnior, Carlos Antônio Honório Santos, Jakson Clarindo Oliveira Souza, Vitoria Beatriz Santos Lima.

CURSO:  Enfermagem
PERÍODO: 2023.1 – 2023.2
PROJETO: Grupo de estudo e laboratório em Saúde Coletiva (GELASC)
DESCRIÇÃO:
Projeta-se, nessa atividade, o acréscimo do processo de ensino-aprendizagem iniciado na disciplina de Saúde Coletiva, habilitada a fomentar conversas sobre a atuação no SUS através do entendimento da visão ampliada da saúde. O assunto visto em sala é denso, com inúmeros referenciais teóricos fundamentais e portanto, o grupo de estudo possibilita ampliar o escopo e aprendizado dos alunos. O grupo de estudo promoveu o treinamento e a interdisciplinaridade com os discentes do curso de Enfermagem, além de capacitá-los tanto na elaboração de trabalhos científicos, podendo trazer melhorias a comunidade atendida, como também aprimorando seus conhecimentos dentro da área de estudo.
PROFESSOR COORDENADOR:
Flávia Pinheiro da Costa
DISCENTES:
Raissa Vieira Mapurunga, Verônica Ribeiro dos Santos, Gleiciele Alves Martins, Maria Fernanda Ferreira da Silva, Francisca Emilly Sousa da Silva

CURSO:  Enfermagem / Fisioterapia
PERÍODO: 2023.2
PROJETO: Grupo de Estudo interdisciplinar em exames complementares (GEMEC)
DESCRIÇÃO:
Exames complementares são aqueles que potencializam aos dados da anamnese e do exame físico para a confirmação das hipóteses diagnósticas e tratamento, portanto, são comumente utilizados para prevenção, diagnóstico, prognóstico e avaliação da eficácia terapêutica implementada. A interpretação de exames laboratoriais se torna importante na prática clínica diária dos profissionais de saúde. Contudo, observa-se grande dificuldade por parte desse profissional em solicitar e interpretar com exatidão. A equipe multiprofissional deve se aprimorar a fim de ter o conhecimento necessário para uma interpretação precisa e segura desses exames.
PROFESSOR COORDENADOR:
Antonia Dávila Fontenele de Carvalho
DISCENTES:
Mateus Ferreira Fernandes, Ávila Lima Vidal, Gabriela de Almeida Vasconcelos.

CURSO: Enfermagem
PERÍODO: 2023.1- 2023.2
PROJETO: Cobertura vacinal, conhecimento e aceitabilidade da vacina para o HPV: Fatores associados em adolescentes da serra da Ibiapaba – CE
DESCRIÇÃO:
Analisar a cobertura vacinal, conhecimento e aceitabilidade da vacina para o HPV entre acadêmicos de uma Faculdade da Serra da Ibiapaba – CE
PROFESSOR COORDENADOR:
David Gomes Araújo Júnior
DISCENTES:
Antônio Cláudio Oliveira de Sousa Junior, Ana Paula Rodrigues Ferreira,  Bianca Janaína Gomes Alves e Antônio Marcos Fernandes Araújo.

CURSO: Nutrição
PROJETO: Avaliação de aspectos nutricionais específicas para mulheres atletas em idade reprodutiva da Serra da Ibiapaba: evidências e aplicações
DESCRIÇÃO:
Pesquisas voltadas para nutrição na saúde da mulher atleta revelam-se essenciais para contribuir com o melhor desempenho e bem-estar desse público. Além disso, estudos apontam como a dieta pode influenciar a saúde hormonal e imunológica.
PROFESSOR COORDENADOR:
Francisca Antônia Nauriana A. Sampaio