Direito

PERFIL DO EGRESSO

O Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade UNINTA Tianguá apresenta estreita relação às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Direito (Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2018 e Resolução nº 02, de 19 de abril de 2021), na estruturação de seu Projeto Pedagógico, a proposta de assegurar o perfil do profissional egresso com sólida formação geral, humanística, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, capacidade de argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, além do domínio das formas consensuais de composição de conflitos, aliado a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem, autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício do Direito, à prestação da justiça e ao desenvolvimento da cidadania.
Para atender ao que se propõem, o Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade UNINTA Tianguá, desenvolverá, de forma articulada, ações e atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, que proporcionem ao estudante relacionar a teoria e a prática, com sólidos conhecimentos teóricos, fortalecidos pela efetiva prática profissional, com postura reflexiva, visão crítica e um profundo conhecedor das bases constitutivas do Direito, além de conhecedor crítico do ordenamento jurídico vigente e da realidade social em que está inserido, estando apto a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento.
Para solidificar o conhecimento, as habilidades e atitudes desenvolvidas ao longo do curso, o Projeto do Curso, também desenvolverá atividades e projetos que favoreçam, ao profissional egresso, a aptidão para agir em diálogo com as demais expressões do conhecimento filosófico e humanístico, das ciências sociais e das novas tecnologias da informação. Demonstrar capacidade para comunicar-se com precisão e demonstrar capacidade instrumentos da metodologia jurídica, sendo capaz de compreender e aplicar conceitos, estruturas e racionalidades fundamentais ao exercício do Direito.
O Bacharel em Direito da Faculdade UNINTA Tianguá estará apto a atuar nas diversas possibilidades de intervenção profissional, seja em carreiras jurídicas tradicionais como a Advocacia, Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública e Procuradoria, seja em novas funções que se oportunizam no mercado de trabalho, como Assessoria e Consultorias a Empresas, Orientação Jurídica de Organizações Não Governamentais, bem como à docência.

Para que o egresso alcance o perfil desejado, o Curso, em consonância com as Diretrizes Curriculares da Graduação em Direito, proporcionará condições para que seu corpo discente desenvolva as seguintes competências e habilidades:

Competências e Habilidades Gerais:

O egresso do Curso de Bacharelado em Direito deverá possuir as seguintes competências e habilidades:
Ter senso ético profissional associado à consciência da cidadania e do papel desempenhado na sociedade, em cujo âmbito pode atuar como elemento transformador.
Observar a fundamentação do Direito por uma ótica humanística interdisciplinar.
Ter a preocupação com a correta utilização do vernáculo que exige clareza, precisão e propriedade, desenvolvendo fluência verbal e riqueza de vocabulário.
Ter capacidade de julgar, tomar decisões e apurar habilidades para negociação, mediação, conciliação e arbitragem.
Conhecer, desenvolver e aprofundar as novas técnicas de interpretação das normas jurídicas e aplicação do direito, recorrendo às práticas de pesquisa através da análise empírica, da legislação, jurisprudência, doutrina e outras fontes.
Desenvolver práticas de estudos independentes, visando uma progressiva autonomia profissional e intelectual.
Articular teoria e empiria, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estágios e a participação em atividades de extensão, as quais serão incluídas como parte da carga horária complementar.
Saber dialogar com as demais expressões do conhecimento filosófico e humanístico, das ciências sociais e das novas tecnologias da informação.
Ter a capacidade de trabalhar em grupos formados por profissionais do Direito ou de caráter interdisciplinar

Competências e Habilidades Específicas

Leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos e normativos, com as devidas utilizações das normas técnicas e jurídicas.
Interpretação e aplicação do Direito.
Adequada utilização técnico-jurídica, em diferentes instâncias administrativas ou extrajudiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos.
Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica.
Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito.
Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica.
Domínio de terminologias, tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.
Ter a cultura do diálogo e o uso de meios consensuais de solução de conflitos.

As competências e habilidades anteriormente elencadas foram pensadas de forma que possam ser articuladas com as necessidades locais e regionais. Nesse contexto, a realidade de Tianguá e seu entorno ampliado (Serra Grande) apresentam especificidades que podem servir de fundamento para a formação do perfil do egresso, de forma que este possa atuar posteriormente como profissional mais engajado para tentar suprir tais necessidades.
A Serra Grande tem potencialidades de desenvolvimento humano e econômico no setor comercial, industrial, e educacional, que são contempladas transversalmente não apenas por disciplinas do curso, mas pelas propostas de atividades extensionistas e de pesquisa promovidas pela IES.
Com a finalidade de melhorar a qualidade de formação do egresso do Curso de Bacharelado em Direito da FACULDADE UNINTA Tianguá, o colegiado avalia periodicamente a necessidade de revisão e ampliação das competências e habilidades propostas para o egresso de modo a atender as demandas emergentes do mundo do trabalho e aos objetivos do curso.

Campos de Atuação

O Profissional graduado em Direito está munido de habilidades e competências para ampla atuação junto aos diversos órgãos e entidades e em todas as esferas, de modo que podemos destacar algumas carreiras jurídicas voltadas para esses profissionais:
Advocacia Geral da União;
Advocacia Privada;
Analista da Defensoria Pública;
Analista Judiciário;
Analista do Ministério público;
Assessor Jurídico Legislativo;
Defensoria Pública;
Delegado de Polícia Civil;
Delegado de Polícia Federal;
Diplomacia
Juiz de Direito;
Juiz do Trabalho;
Juiz Federal;
Magistério Superior;
Oficial de Justiça;
Oficial de Chancelaria
Policial (Estadual ou Federal)
Procurador da Fazenda Nacional;
Procurador da República;
Procurador do Banco Central;
Procurador do Trabalho;
Procuradoria do Estado;
Procuradoria do Município;
Promotor de Justiça;
Promotor de Justiça Militar;
Titulares de Serviço Notarial ou de Registro.

Prof. Me. Tiago Amorim Nogueira
Coordenador do Curso de Direito

Advogado.
Mestre em Avaliação de Políticas Públicas.
Presidente da Escola Superior da Advocacia da OAB Ibiapaba (2022-2024)

Mais informações

Duração:

05 anos

Tipo:

Bacharelado

Modalidade:

Presencial

Navegue pelo conteúdo

Quer saber mais?

Deixe seus dados e entraremos em contato para esclarecer suas dúvidas: